sábado, 17 de julho de 2010

MOVIE GAMES - Batman

Jogos baseados em filmes!

É eu sei, o subtitulo desanima não é mesmo? Mas espere, nem tudo está perdido, existem bons games baseados em filmes, sim eles são poucos, mas existem. E alguns são tão bons que acabam até mesmo ofuscando sua contraparte cinematográfica. Um exemplo? GoldenEye 007!
É, as vezes esse detalhe passa batido! Um clássico tão lembrado por seus fãs, é um game que carrega a tão malfadada alcunha de "game baseado em filme".

É dificil para uma empresa, correndo pra finalizar um game próximo a estréia no cinema e muitas vezes sem colaboração alguma dos estudios, fazer algo que preste. Mas as vezes eles conseguem.


E um bom exemplo é Batman da Sunsoft. Lançado inicialmente no Japão em Dezembro de 1989 (ta certo que foram seis meses entre a estréia do filme e o lançamento do game, mas dá um desconto que as coisas não eram tão rápidas na época) o game pode ser considerado, ainda hoje, uma das melhores adaptações do cavaleiro das trevas nos videogames. Pra mim é a melhor, só que eu ainda não joguei Arkham Asylum e muitos já me disseram que o game é muito bom.

Um pouco sobre os filmes

Como eu disse, o game é baseado no filme do morcegão de 1989, aquele do Michael Keaton e Jack Nicholson. O filme foi um grande sucesso na época, porém as criticas a Keaton foram numerosas por parte dos fãs mais radicais do homem morcego. Aparentemente eles achavam que o ator não era bom para o papel, simplesmente porque ele é baixinho. No entanto ele acabou fazendo a sequência de 1992: Batman Returns. Esta também foi um sucesso de bilheteria, mas as criticas ao tamanho de Keaton continuavam. 

Então a Warner resolveu trocar a direção de Tim Burton por Joel Schumacher, só que o Keaton não gostou, então chamaram Val Kilmer.  Agora os fãs não podiam reclamar, ele era alto. Mas era loiro(!). Novo sucesso de bilheteria mas ainda assim os fãs estavam chiando.  Depois disso, chamaram George Clooney, e enfim parecia que os fãs ficariam satisfeitos,  porém conseguiram deixar o Batman mais gay do que o da década de 60 e depois de Batman "mamilos" Forever e esse horrendo Batman and Robin, esses mesmos fãs já começavam a ver com bons olhos a estatura de Keaton. 

Felizmente os estudios perceberam que não dá pra agradar os fãs sempre e hoje podemos contar com ótimos filmes como Dark Knight e Wolverine sem colant amarelo no cinema.

Mas chega de filmes,  vamos ao jogo que é o tema deste post.

O game

Capas dos cartucho para NES e Mega Drive

Pois bem, a Sunsoft lançou duas versões do jogo, uma pro NES (Nintendo, Nintendinho, etc) e outra pro Mega Drive (Genesis nos EUA). É claro que a versão do 16 bits da Sega mostrava gráficos melhores, mais cores e som mais avançado, além da trama do game ser mais próxima a do filme.

 À esquerda uma imagem do game para NES e a direita a versão do Mega

Porém na minha opinião, a versão do NES ainda era superior a do Mega. Apesar de não possuir um som tão avançado as musicas do 8 bits eram muito melhores, e mesmo a limitação de cores acabou fazendo o game ter um visual mais dark parecido com o clima do filme e principalmente dos gibis. Sem falar que essa versão tinha maior variedade de armas e inimigos além de fases mais bem construidas. Outra coisa que vale a pena comentar era o wall jump do morcegão, algo até então só visto no console no game Ninja Gaiden com a habilidade wall scaling de seu protagonista, Ryu Hayabusa.

Outra coisa legal era o uso de cinematics entre as fases, novamente algo que Ninja Gaiden tornou popular.

Vale destacar a alta dificuldade da versão 8 bits. Eram cinco fases enormes, com muitos inimigos e armadilhas pelos cenários, além de chefes que literalmente te faziam se ajoelhar e chorar de desespero.

Algumas fases eram de dar medo, e os chefes verdadeiros emissários da morte.

Se você é como eu e curte uns games antigos e dificeis, dê uma olhada nesse Batman, mesmo quem não é fã do homem-morcego vai gostar de dar uma lição nos malfeitores de Gotham!

0 comentários:

Postar um comentário


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...