domingo, 12 de junho de 2011

Domingos de corrida - F-1 World Grand Prix

GP do Canadá, sétima etapa do campeonato mundial de Formula 1.
A prova tem início as quatorze horas no horário de Brasília. Acabou mais ou menos as dezoito e quinze! Por aí você tem uma idéia de como foi a prova hoje, enfim a "corrida-maluca" do ano até o momento.

O inicio já foi meio conturbado com largada atrás de safety-car, muita gente espalhando, Hamilton tocando o terror e fazendo besteira, enfim tava tudo se encaminhando para mais uma corrida legal de se ver. Daí São Pedro resolveu trollar todo mundo e mandou água com vontade, resultado: prova paralisada por duas horas. E quando todo mundo achava que ia ficar tudo daquele jeito mesmo e com pontuação pela metade, eis que a corrida recomeça e aí sim o bagulho ficou melhor ainda! Massa dando sufoco pro Koba, o vovô Schumi resolveu mostrar que ainda consegue fazer alguma coisa atrás do volante, Heidfeld, Perez e mais uma cambada achando que estava no parquinho e o Button!

Porra caralho! O Button hoje foi simplesmente espetacular. Quase que se fode na lambança do Hamilton, levou punição, caiu pra ultimo lugar,  fez seis paradas, enfim hoje tinha tudo pra ser um fim-de-semana pra esquecer na McLaren. Mas o inglês deu a volta por cima e ganhou a corrida de maneira antológica passando todo mundo e herdando a liderança num erro de Vettel na ultima volta. Nada mais justo, afinal ele tirou o Alonso da corrida, merecia esse primeiro lugar! rsrs

Sempre achei maneiras as capas "Players Choice" européias
Mas vamos ao game, eu já comentei com um colega no Orkut que apesar de ser um espectador assíduo da F1, nunca gostei muito de games de corrida open-wheel, mas esse eu joguei a exaustão.
F-1 World Grand Prix foi o ultimo game, de uma série de sete, que comprei para o meu Nintendo 64. E isso meio que explica porque joguei tanto esse jogo.

O Nintendo 64 foi um ótimo console, tem games fantásticos e que de tão bons chegam a
"mascarar" um pouco a principal deficiência da plataforma: não tinha jogo pra'quela joça! Era uns dois ou três bons games a cada seis meses e cada um custando um salário minimo da época! Porra! Não dava pra jogar um jogo atrás do outro, se eu terminasse tinha ficar jogando a bagaça até destravar tudo, e depois jogar de novo no hard e depois no super hard aí apagar a bateria e fazer tudo de novo, só que de cabeça pra baixo (mentira essas loucuras é só com o Gagá rsrs). Mas enfim era assim mesmo, até perdi a conta de quantas vezes fui encontrar o Yoshi no telhado do castelo!

Ah, mas não pense que o game era exclusivo do N64, ele teve versões para PlayStation, Dreamcast, Game Boy Color e PC, é que eu só tinha o Nintendão nessa época mesmo rsrs.

F-1 World Grand Prix foi muito elogiado no seu lançamento, não ouso dizer se era melhor que os simuladores de PC de sua época, mas nos consoles era com certeza o mais realista até então.

Sendo produto oficial, trazia todas as equipes reais assim como os pilotos, exceto é claro o chatão do Villeneuve que não liberava os direitos de sua imagem pra ninguém. Além disso possuia boa parte dos anunciantes que patrocinavam as corridas. Em Interlagos por exemplo, era muito bacana ver TV Globo, Bob's ou Electrolux (tem uma imagem disso aqui) pelo autódromo. Além disso, o game contava com um HUD parecido com o que era usado nas transmissões das corridas reais com o patrocinio da Tag Heuer, tudo isso dava muita credibilidade para o game e este conseguiu muito boas criticas na sua época.

O game possui também algumas curiosidades muito bacanas, como os programadores não podiam usar o nome de Jacques Villeneuve, criaram um piloto (Driver Williams) que podia ter seu nome alterado, sendo ali o local onde se inseria os códigos de cheats no game. Entre os "truques" estavam os pilotos prateado e dourado, a pista no Hawai (com direito a traçado passando por dentro de um vulcão) e mais algumas coisinhas como manhas para destravar os chalenges.

O jogo possui um modo muito bacana chamado 97 Events, e nele você controla as câmeras de todos os carros, além das câmeras nos autodromos. O game foi lançado em 1998, tentando portanto retratar a temporada daquele ano na F1, o nome 97 Events significa que todos os corredores (que neste modo são controlados pelo computador) seguirão todos os acontecimentos da temporada passada, entrando nos boxes nas mesmas voltas, abandonando a prova da mesma forma que o fizeram no ano anterior e repetindo exatamente os seus tempos reais. Em outras palavras, esse game é um arquivo virtual de toda a temporada de 1997 da Formula 1.

Existe um Easter Egg que consiste em bater o tempo de 1 minuto e 23 segundos em San Marino, com isso um carro fantasma parecido com uma antiga McLaren aparece ao seu lado para disputar uma volta. Não sei a qual piloto isso se refere, mas pode ser a Senna. Apesar de Ayrton estar na Williams quando morreu, o acidente ocorreu exatamente em Imola e foi com o tradicional carro vermelho e branco da McLaren que ele foi mais bem sucedido em sua carreira. Mas acredito que se foi uma homenagem a ele, seria melhor que tivessem feito em Monaco, onde ele foi pelo principe, nomeado rei.

Jogar o game hoje pode não ser uma experiência tão boa, quase quinze anos de idade podem não fazer muito bem para um jogo, ainda mais para um game de esporte, onde não há uma história nem enredo para segurar as pontas. Mas como eu disse o modo 97 Events não deixa de ser um registro da temporada daquele ano, e pode ser interessante para alguém que queira dar uma olhada. Ah, a sequência (F-1 World Grand Prix II) possui o mesmo modo, só que retratando a temporada de 98.

Bom é isso pessoal, dia 26 eu volto com mais um game e (espero) pra falar de uma boa corrida, se bem que é em Valência, e por lá as corridas costumam ser bem chatinhas.

Abraços e até a próxima!

Para ver o tópico anterior do Domingo clique aqui.


1 comentários:

Anônimo disse...

Cara eu tive esse game, posso dizer que tbm joguei muito mas muito mesmo, jogava no mais dificil e com 100% das voltas, demais mesmo para a época! saudades desse tempo onde nao precisava ter pc e placa de video $%$¨da!

Postar um comentário


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...